quinta-feira, 20 de outubro de 2011

IGREJA OU EMPRESA?

. A congregação da IPB em Caraúbas comemorou seus 16 anos de organização naquela cidade, quase todos os missionários que já trabalharam naquela Congregação estiveram presentes, por motivos justificáveis, não se fizeram presentes os missionários: Rv. Almeida e Pb. João Batista (eu). Mais o Rv. Guilhermino Cunha saiu satisfeito com os resultados daquele trabalho, o Rv. Marcos Severo elogiou a determinação e a dedicação dos amados irmãos naquela cidade. Parabéns ao Pr. Giovanni por todo o trabalho que vem realizando em Caraúbas e aos seus auxiliares, que Deus continue a abençoar os amados irmãos! Vamos refletir um pouco sobre este Tema: IGREJA OU EMPRESA? EM Atos dos Apóstolos 20. 28,29 temos uma palavra de Paulo para a Igreja daquela época e também para a Igreja de Hoje. A igreja não torna uma empresa sozinha, o “pastor” é quem a torna uma empresa. E quais são as motivações? Quando uma igreja se torna em empresa? 1. QUANDO AS PESSOAS SE TORNAM APENAS NUMEROS.  Para muitos o que determina a vocação é o numero, não importa a qualidade se tem numero é o que importa. 2. QUANDO A PREGAÇÃO É SUPERFICIAL. Onde se da as pessoas o que elas querem e não o que elas precisam, mais o que possam atrair para dentro dos templos. 3. QUANDO AS BENÇÃOS SÃO COMERCIALIZADAS. A empresa não prega a palavra fielmente, a empresa prega que o dinheiro é o objeto que pode comprar a felicidade.
4. QUANDO ELA DEIXA A DEPENDENCIA DO ESPÍRITO SANTO PELA PRATICA DE MARKET. O termo marketing possui várias definições, porém basicamente essa palavra vem associada ao mercado, à comercialização dos produtos e serviços. Um dos termos mais usados é o que define, como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. 5. QUANDO O PASTOR ABANDONA O PULPITO PARA SER UM GERENCIADOR.  Este comportamento é o mesmo que apelar para a ignorância das pessoas que, de boa fé cedem ao gerenciador como se fosse para Deus os seus esforços. 6. QUANDO A ORAÇÃO NÃO É UM LOUVOR A DEUS. Nesse sentido, a oração deixa de ser um meio de ter uma comunhão profunda com Deus, mais sim, um meio de conseguir o que eu quero e não um louvor ao Pai celeste. A oração é uma disciplina que nos conduz a uma vida intima com Deus. 7. QUANDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É MAIS IMPORTANTE DO QUE O ORGANISMO.  A idéia central reside no estudo analítico da relação contingencial entre características das organizações e requisitos do ambiente, com foco específico na conexão entre estratégia, estrutura e desempenho empresarial. As pessoas é o que menos importa, se elas estiverem trazendo lucro, então esta tudo bem. 8. QUANDO SE AGE MAIS CONFIADAMENTE NO DINHEIRO DOQUE NO EXCERCICIO DA FÉ. Neste caso para essas 
“empresas” o que vale é seu dinheiro, sua fé nem tanto se você esta contribuindo com esse negocio, então esta tudo bem. RESULTADOS NESSE NEGOCIO: 1. CONCORRENCIA. Essas igrejas precisam apresentar resultados a todo custo, e por isso, ocorrem às concorrências por números de membros, então vem a corrida para ver quem enche o templo mais cedo. 2. MODISMO. Andar na moda de todo vento de doutrina, procuram a “igreja” que tenha mais eventos atrativos, se a moda é o eu declaro, então vamos fazer porque estão dizendo que eu posso! 3. FROUXIDÃO DA DOUTRINA. Não se encontra doutrina nessas “igrejas” pois nem eles sabem o que significa doutrina. 4. NECESSIDADE DE ALTA AFIRMAÇÃO DO PASTOR. “Culto de libertação”, “levitas”, “cura interior”, “ato profético”, “adoração profética”, “mover de Deus”, “mover do Espírito”. O dialeto evangélico tem sido bombardeado por muitas palavras e expressões que, de tão batidas, tornam-se vazias. Novas palavras e expressões são inseridas a cada novo “mover de Deus”. E que Deus novidadeiro temos nesses últimos dias! A cada novo mover, novo jargão. Vemos um desfile de novas expressões tais como: “Eu tô na visão”, “é tremendo!”, “tá amarrado!”, “tá ligado!”. Não sabemos qual será a próxima onda, ou vento, mas temos certeza que, em breve, surgirão mais algumas frases feitas e palavras de ordem que mais parecem campanhas publicitárias. 5. FALTA DE UMA ECLESA. Igreja bíblica é um organismo e não uma organização é uma comunidade e não uma instituição.
O organismo da igreja bem ajustado e consolidado, pelo auxilio de toda junta, segunda a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4.16). O QUE É A IGREJA? I. ENTENDER QUE A IGREJA É O CORPO DE CRISTO. Não é uma empresa é algo que vai alem da compreensão. II. TER EQUILIBRIO. Ter equilíbrio entre crescimento e numero e, espiritualidade sadia. La na Igreja de Atos não havia cantor gospel, mais era lotada de crentes convertidos. É Deus quem atrai o homem para a salvação (Is. 45. 12,13). III. O PASTOR. O pastor deve ser conscientizar da dimensão do seu chamado. O Pr. Deve pregar e ensinar os desígnios de Deus, não uma mensagem a cardápio. Ele deve desafiar as pessoas a refletirem o preço de seguir a Cristo “negar a si mesmo”. Ele deve ter convicção da sua identidade, de onde ele veio e pra onde ele vai? Quem ele é? IV. RECONHECER A SUA POSIÇÃO. A posição do pastor deve ser a de ministro de Deus, do evangelho e não um administrador de uma empresa. A Igreja é de Deus, ela não é sua e nem minha (1Co 1 0.31). Sola Gratia! Pb. João Batista de Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário