terça-feira, 1 de novembro de 2011

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS IPB Caraúbas, 30/10/2011

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS
IPB Caraúbas, 30/10/2011
Pb. João Batista
 Antes de mais, gostaria de dizer que é uma honra enorme para mim poder falar-vos hoje, em representação dos alunos que participaram do curso de Hermenêutica I.
 Aproveito, desde já, para agradecer sinceramente ao presidente da UPH por me ter endereçado este convite para ministrar o curso e falar algo sobre os diplomados.
Permita-se-me que comece por saudar cordialmente o Pr. Giovanni Almeida, Pastor da referida Igreja e ao Pb. Lusivan que é o presidente diretor do IBR, englobo nesta saudação todos os demais membros do Corpo Docente da IPC.
Se muitas vezes, quase instintivamente, os estudantes  - e contra mim falo - dão a
Experiência na matéria como adquirida, encarando-a como se fosse mero degrau intercalar entre o ensino e a vontade de servir melhor a Deus, a verdade é que para
Que tal experiência se revele um marco importante na nossa formação Espiritual e na nossa
Vida dependeram, em larga medida, da qualidade e esforço dos que aqui trabalham
Para nosso benefício. E benefícios, caros irmãos, recebemo-los de sobra por parte desta Comunidade chamada de PRESBITERIANA. 
Por fim, cumprimento os convidados que nos honram também com a sua presença
Meus amigos Pb. Lusivan Holanda e sua esposa com sua filhinha, hoje celebramos a entrega dos diplomas de um período importante nas nossas vidas. Trabalhássemos para nos destacarmos, para termos os melhores resultados possíveis, para nos sentirmos úteis na Igreja local e ao ministério ao qual estamos servindo a Deus.
Também por estes dias, depois de um percurso que completamos com sucesso, chegando ao topo novamente começamos de baixo, desta feita na nossa vida em comunhão. Mas o que é diferente agora, para melhor, é que a escada que temos diante de nós não tem topo ou limite à vista; podemos e devemos continuar a subir sem limitação de meta ou de calendário rumo a desprendermos de nós mesmos para dedicarmos ao Senhor. E também é por isso que é importante estar na escada certa, desde o início. Essa escada, naturalmente, é a busca por santidade ao Senhor nosso Deus.
 A responsabilidade de fazê-lo, que é antes de  mais um privilégio, está do nosso lado.
Quando recebi o convite para vos dirigir um curso deste porte, e refletir sobre
aquilo de que poderia falar, percebi que, em boa verdade, não há muito que se  possa reter de um discurso como este. A maior parte dos discursos nas cerimônias de entrega dos diplomas centram-se em orientações motivacionais, dizendo que os
Alunos são o futuro, a promessa de amanhã, que vão mudar o mundo, etc. É sem dúvida bonito e inspirador, mas, alguém se dissera que “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. 
Espera-se que, mais do que preparar alguém para o mundo real, como tantas vezes se ouve, seja ela mesma parte do mundo real. É um lugar onde esperamos encontrar todos os tipos de pessoas: boas pessoas,
 Pessoas que admiramos e que mudam a nossa vida para melhor, mas também por vezes
Pessoas menos boas, que nos desapontam ou desiludem. É um lugar onde aprendemos o que é trabalhar em equipe e a ter sucesso em grupo quando tentamos atingir a ambicionada nota elevada, mas em que ao mesmo tempo nos ajudamos mutuamente sem egoísmos.
 É um lugar onde aprendemos que temos que acreditar primeiro em Deus, e depois no nosso
Próprio valor antes de esperar que os outros o reconheçam. É um lugar em que também aprendemos a ser modestos, porque há sempre  alguém mais inteligente do que nós. 
Esperamos isso tudo de uma matéria tão profunda come é a Hermenêutica Bíblica.
Todos conhecemos aquela célebre frase do escritor americano Mark Twain, que diz que é melhor mantermos a boca fechada e deixarmos os outros pensar que somos estúpidos do que falarmos e eliminarmos qualquer dúvida a esse respeito. Se não posso negar que esta prudência é por vezes extremamente pertinente - e a frase
foi escrita num contexto particular
Pensar antes de falar é uma obrigação, mas não ter medo de questionar, duvidar, ou criticar, desde que com educação e respeito e suportado em boa argumentação, é tanto ou mais crucial para o sucesso e para a afirmação das nossas idéias próprias.
Parabéns aos diplomados! Pb. João Batista de Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário