sexta-feira, 29 de julho de 2011

Iº ENCONTRO DE CASAIS IPB CARNAUBAL


TEXTO DE REFLEXÃO


Namorar e noivar e casar de novo!
Marina e Paulo não são muito felizes, estão desiludidos, apesar de guardarem fidelidade e educar os filhos.
"Adoravam-se" no namoro. Passavam as tardes juntos, iam ao cinema, viajavam, sonhavam...
Casaram. Dia maravilhoso. Foram morar com os pais de Marina, por ser mais econômico e ter mais companhia. Depois foram morar num apartamento pequeno. Compraram mobílias, tiveram dificuldades financeiras com as prestações mensais...
Marina sofre intimamente, embora não se queixe abertamente a todo mundo. Vê Paulo que não fica em casa. Tem muitos amigos. Nem sempre vem em casa para as refeições e não avisa com antecedência. Guarda para si uma parte do seu ordenado, insuficiente e nunca lhe fala sobre os negócios.
Em casa, com mais freqüência do que antes, fica lendo o jornal ou então reclama.
Os meninos o deixam nervoso; só se ocupa deles para zangar. Se Marina lhe faz alguma observação, fica aborrecido e sai batendo a porta. O lar o aborrece.
Marina não tem grandes problemas, mas se julga a escrava de tudo e dos seus três filhos. Não encontra satisfação no seu trabalho. Não tem dinheiro para se vestir a seu gosto. Sonha com uma casa mais agradável, seu marido não a compreende. Está “cheia" do casamento. Para ela tudo se resume em satisfazer o egoísmo de um homem.
Paulo acha que tem uma boa esposa mas... a vida está cara. Não é divertido permanecer em casa com meninos barulhentos e malcriados.
Sua mulher tem um aspecto descuidado, mudou muito depois do primeiro ano. Para satisfazê-la deveria estar sempre em casa. "Um homem, diz ele, tem necessidade de sair. Em casa, as mulheres só falam dos vizinhos e dos problemas domésticos." A comida raramente está pronta quando ele chega. Se fala, há crise de choro. “Antes, Marina era tão simples, alegre, compreensiva.”

REFLEXÕES
a. Vocês conhecem casos assim, nesta mesma situação?
b. Quais as queixas de Marina?
c. Quais as queixas de Paulo?
d. Como agora refazer o namoro, noivado e casamento?
e. O que precisa melhorar no casamento de vocês?
Pb. João Batista de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário